24 nov COACHING EDUCACIONAL, O QUE É?

Atualmente, muito se fala sobre os benefícios do coaching para ajudar as pessoas a atingir seus objetivos, tanto no âmbito pessoal, como profissional. Essa técnica, que já é amplamente usada em ambientes empresariais, vem sendo cada vez mais adotada pela Educação para motivar educadores e alunos a aperfeiçoar seu desempenho.

 

O coaching é baseado em questionamentos e conversas, ou seja, não oferece fórmulas ou respostas prontas. Ele impulsiona a mudança de atitudes e de comportamentos e a expansão de consciência. Quem passa pelo processo assume a responsabilidade pelo seu crescimento. O educador é encorajado a identificar suas necessidades de desenvolvimento e descobrir a melhor solução para seus problemas, sempre com o apoio de um mediador (coach). É uma ferramenta prática que leva o profissional a identificar ações para alcançar seus objetivos.

O termo Coaching Educacional também refere-se ao processo de ‘treinar’ e desenvolver estudantes, atendendo às necessidades que permeiam o ambiente da educação.

 

A missão do educador é bastante desafiadora. Diariamente, ele tem de enfrentar problemas como indisciplina, falta de comprometimento, dificuldade de aprendizagem, entre tantos outros. Para apoiar os professores nessas questões e ainda incentivar seu desenvolvimento profissional, bons gestores, do setor público e do setor privado, estão aplicando o coaching educacional em suas escolas. As vantagens dessa iniciativa são percebidas em todas as esferas: corpo docente, alunos e equipe de apoio.

 

Estudos comprovam que o processo de coaching pode contribuir de diversas formas para o desenvolvimento do aluno. De acordo com Eric Bettinger Rachel Baker, pesquisador da Standford University Of Education (EUA), o coaching melhorou o índice de retenção dos alunos e os gastos com o processo foram muito menores do que os custos em outros métodos para estimular sua permanência na faculdade. O Coaching Educacional faz toda a diferença, seja para desenvolver os docentes que pertencem a instituição, para potencializar a performance do aluno ou para auxiliá-lo no planejamento de carreira e também na escolha da profissão.

 

Feedbacks constantes também são utilizados para o aprimoramento. A solução dos problemas é construída em conjunto, visando o resultado a longo prazo. Assim, o coaching engaja professores e gestores em seu crescimento profissional a fim de trazer melhorias à sua prática.

 

Em países como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos, o coaching já faz parte do ambiente escolar. Para os gestores, o foco é o aprimoramento das habilidades de liderança, o apoio ao desenvolvimento dos professores e a melhoria dos resultados da instituição. Já para os docentes, o objetivo é o desenvolvimento da autoconfiança e da capacidade de lidar com resistências, assim como a ampliação de estratégias que estimulam a aprendizagem efetiva.

 

Apesar de a profissão de coach estar crescendo no Brasil, ainda há poucos profissionais especializados em coaching educacional. Há duas razões para isso: a aplicação dessa técnica na área de educação é uma tendência relativamente nova e ela exige um mediador com perfil diferenciado, que tenha experiência no magistério e na gestão escolar, além de uma formação específica na metodologia coaching.

 

Assim, o coaching educacional atua como acelerador na evolução de aprendizagem. Dotado de métodos e ferramentas próprias, potencializa a performance de alunos e profissionais de educação, conduzindo-os ao alcance, de forma rápida, de resultados desejados.

 

Alguns dos recursos do coaching educacional são utilizados, a título de exemplo, para obtenção/otimização de foco, disciplina e comprometimento de estudantes que, por vezes, não logram êxito em objetivos traçados em razão de autossabotagem, crenças limitantes, valores irreais acerca de si mesmos e pensamentos negativos.

Para além de identificar e solucionar problemas educacionais e de aprendizagem, o coaching educacional promove o desenvolvimento pessoal e emocional de alunos e profissionais do ambiente escolar, elevando ao extraordinário os talentos e competências dos personagens envolvidos no ambiente educacional.

 

TENHA UM ESTUDO PRODUTIVO E SEJA APROVADO!

No Comments

Post a Comment