16 nov Algumas técnicas para melhorar o desempenho nos concursos

Qual o cargo público que você quer ocupar?

 

Não importa se é municipal, estadual ou federal, a concorrência está grande. Quando o certame traz oportunidades para todo o Brasil ele ainda fica mais atrativo e os concorrentes quebram as barreiras impostas pelas distâncias. Pessoas de todos os estados e cidades se deslocam e até atravessam o país em busca da sua oportunidade. Você também é assim?

Seja como for, para ter sucesso e ficar entre os primeiros lugares, é necessário se dedicar aos estudos. Algumas técnicas podem ajudar você a melhorar o desempenho nos concursos e conquistar a sonhada estabilidade. Está preparado para deixar milhares de concorrentes para trás? Veja as dicas e tenha foco!

Dicas para melhorar desempenho nos concursos

1-      Tenha foco

Isso é essencial. É importante identificar os cargos para os quais você tem formações e perfil para concorrer. Depois disso, foque na matéria solicitada pelo certame e, sempre que a preguiça bater lembre-se do motivo pelo qual você está estudando!

2-      Estratégias

Ter um bom aproveitamento depende de ter regras. Para isso, tenha uma estratégia de estudo. Faça um horário pessoal e veja os horários vagos. Neles, encaixe as suas horas de estudo e divida as matérias que terá que estudar como se fosse um horário escolar. Não se esqueça de deixar pelo menos 20 minutos de descanso a cada duas horas, para beber um café, lavar o rosto e voltar mais animado. Lembre-se também de separar algumas horas da semana para a resolução de exercícios.

3-      Estilo de prova

Descubra o estilo de prova. Se for só de múltipla escolha, se há prova de títulos ou parte discursiva. É comum a cobrança de redação e se isso acontecer em sua prova é mais um ponto a ser estudado. Lembre-se de que para escrever bem é preciso ler e treinar muito!

4-      Qual é a banca?

Essa pergunta é muito importante, pois cada banca tem uma maneira de cobrar o conteúdo. Leia sobre ela e veja o tipo de prova que ela costuma realizar. Baixe provas anteriores feitas pela mesma organizadora e que seja para um cargo semelhante ao seu, use-as para estudar. Dessa maneira, você conhecerá a banca e se preparará focado nela.

5-      Leia o edital

No começo, você pode se basear pelo edital anterior para separar o conteúdo a ser estudado e começar a se preparar, mas assim que o edital do seu concurso for lançado, é muito importante fazer a leitura completa. Nele, você encontrará o número de vagas, estilo de prova, período das inscrições, requisitos, entre outros. Só assim saberá se está realmente apto a concorrer.

6-       Foque no que menos sabe

Você sabe tudo de português e não sabe nada de legislação? Se ela é cobrada no seu concurso, trate de focar o estudo nesse item também. Lembre-se de que ele será muito importante para sua aprovação.

7-      Simulados

Capriche na resolução de provas, exercícios e simulados. Além de eles ajudarem na aprendizagem, vão colaborar para que você aprenda a dosar o tempo que terá para fazer cada questão no dia da prova.

 

TENHA UM ESTUDO PRODUTIVO E SEJA APROVADO!

 

No Comments

Post a Comment