12 nov 5 passos para estudar para concursos

A decisão está tomada? Você vai mesmo se preparar para um concurso público? Já que é isso que você quer, está na hora de se preparar e estudar muito. Para isso, não basta pegar um pouco de material e sair lendo, de qualquer maneira. É necessário se programar e focar no conteúdo correto. 

 

Como estudar de forma eficiente para concursos públicos

 

1-      Tenha um plano de estudo

 

Separe o seu horário livre e que possa ser destinado ao estudo. Depois, faça um horário de estudo dividido pelos conteúdos a aprender. Divida o conteúdo a ser estudado, de maneira que você tenha uma meta mensal a ser cumprida e que tudo possa ser estudado antes da data da prova. Pode ser que um dia ou outro um imprevisto faça com que o seu horário não seja totalmente cumprido, mas isso não é motivo para desânimo. Assim que possível, reponha a hora não estudada e siga em frente!

Caso note que terá mais horas vagas em alguma semana, você pode aproveitar para aumentar o tempo de estudo, caso julgue necessário. Porém, lembre-se sempre que você deve ter momentos de descanso e diversão. Além disso, deixe um pequeno intervalo, a cada duas horas de estudo, para descansar, lavar o rosto e se preparar para adquirir mais conhecimento.

 

2-      Xô preguiça!

 

Trabalhar, estudar, cuidar da família… A maioria das pessoas tem uma vida muito corrida e cansativa. Estudar é importante, mas claro que pode ter um dia em que a preguiça chegue e tente se instalar. O importante é não permitir. Sempre que ela chegar, pense em sua meta e no porquê de você está se dedicando ao estudo. Lembre-se da famosa estabilidade, do salário, levante a cabeça, lave o rosto para acordar e bom estudo!

 

3-      Detesto essa matéria, e agora?

 

Poucos concurseiros conseguem gostar de tudo o que precisam estudar. Português, leis, lógica, entre outras nem sempre são agradáveis a todos, mas são necessárias, correto? Para não ficar sempre deixando o que você menos gosta para depois, comece focando nelas. Coloque-as sempre para as primeiras horas de estudo da semana, para que você esteja animado e mais atento. Deixe as horas finais para as matérias que você mais gosta. Assim, mesmo que o cansaço bata, as chances de você desistir de estudar e deixar a matéria “odiada” de lado diminuem.

 

4-      Acabei de estudar tudo, mas não me lembro do início. O que fazer?

 

Para facilitar a revisão, é interessante que você vá fazendo um pequeno resumo ou um fichamento ao estudar. Lembre-se de que anotar os pontos mais importantes, além de ser algo útil na hora da revisão, ajuda a gravar o conteúdo. Além disso, no dia a dia, sempre que tiver uma dúvida volte e releia. Isso é  essencial para que você consiga gravar tudo o que for necessário para a sua aprovação.

 

5-      Não estou conseguindo cumprir o planejado. O que faço?

 

Pode ser que alguma matéria tenha sido mais difícil do que você imaginava e precise de mais tempo. Outra, que você já tem uma boa base, está sendo fácil. Se isso acontecer, refaça os seus horários de maneira que fique com mais tempo para estudar o que tiver mais difícil. Adapte o seu planejamento sempre que precisar. O importante é não perder o foto e continuar estudando.

 

TENHA UM ESTUDO PRODUTIVO E SEJA APROVADO!

 

No Comments

Post a Comment